Todos nós temos somente 24 horas em nosso dia, mas algum de nós consegue obter mais resultados do que outros. Como?
Todo mundo compartilha as mesmas 24 horas em um dia, contudo, alguns empreendedores simplesmente tem uma melhor performance do que outros. Será apenas o fato de algumas pessoas trabalharem mais duro do que outros?
Muitos de nós ouvimos o ditado, “Trabalhe com inteligência, e não trabalhe duro” no inglês “Work Smarter, not harder”, mas muitos empreendedores bem-sucedidos perceberam que a Produtividade é resultado do esforço e da eficiência. Trabalhar com inteligência é tão importante quanto trabalhar duro, mas muitas vezes o padrão é trabalhar duro porque não sabemos como trabalhar com inteligência.
Este artigo compartilha seis maneiras diferentes para obter mais resultados diários enquanto você trabalha menos.
1. Terceirize
A maior dificuldade dos empreendedores improdutivos é entender quais atividades do seu dia-a-dia podem ser terceirizadas, e descobrir como terceiriza-las.
Assistentes virtuais (VA) podem ser uma boa opção para o seu negócio e uma ótima maneira de recuperar o seu tempo. Já parou para pensar quanto lhe custam aquelas atividades tediosas e repetitivas do seu dia?
Se você acredita que não irá encontrar alguém competente o suficiente para executar suas tarefas além de você mesmo, considere ao menos testar um assistente virtual (por exemplo) antes de estabelecer essa conclusão. Não é difícil encontrar um bom assistente virtual, desde que você comunique bem as necessidades, e defina claramente o resultado esperado.
2. Delegue
Se você tem uma equipe ou sócio, utilize-os. Não tenha medo de delegar trabalho e responsabilidades aos membros da equipe quando precisar.
Você não precisa ser o super-herói do seu negócio. Priorize o que é importante para você e delegue o resto. O importante é saber delegar as tarefas certas para as pessoas certas. Isso envolve uma avaliação das habilidades necessárias para uma determinada tarefa e delegar a pessoa a quem faça mais sentido. Inicialmente, comece delegando tarefas menores para sua equipe.
Depois de ter estabelecido uma confiança maior em sua equipe, você pode começar a delegar tarefas mais complexas.
3. Mantenha o Foco. Faça Menos.
A chave para fazer mais é fazer menos. Não acredita? Pense na última vez que você teve vários projetos a serem finalizados. Quanto tempo você levou para completar todos eles?
Agora considere a vez em que você dedicou todo seu tempo e atenção há um único projeto. Quanto melhor isso foi?
Dedique-se ao menor número de projetos por vez. Steve Jobs disse isso em outras palavras durante uma conferência em 1997:
“Quando você pensa em focar, você pensa “Bem, focar é dizer sim. “Não. Focar é dizer não”, disse Jobs.
Diga não a mais coisas do que você diz sim. Escolha seus projetos com cuidado e com bom proposito. A regra de ouro é focar em uma coisa de cada vez. Tenha um objetivo, ou uma grande coisa, que precisa ser feito todos os dias, e se concentre nisso.
4. Agende intervalos em sua rotina de trabalho
Momentum é importante quando se trata de produtividade. No entanto, os empresários que dependem desse momentum para serem mais produtivos tendem a se esgotar muito mais rápido. Já me encontrei tentando fazer diversas tarefas sem parar apenas para terminar logo, mas acabei na realidade produzindo menos.
Programar intervalos em minha rotina provou ser extremamente valioso. Eu fui capaz de manter o momentum enquanto trabalhava em tarefas sem me desgastar tanto ou perder o foco.
Algumas técnicas, tais como utilizar um timer permitem que você tenha suas pausas regularmente sem ter que ficar preocupado de lembrar-se de fazer uma pausa.
5. Automatize
Quanto de sua rotina diária de trabalho você pode automatizar?
Talvez para alguns dos e-mails que você recebe regularmente você pode programar uma resposta automática. Talvez existam ferramentas, como Meet Edgar que podem lhe ajudar a automatizar seu marketing de mídia social.
Use a tecnologia e as ferramentas disponíveis na Internet para ajudá-lo a automatizar aspectos de sua vida e negócios. Há sempre um meio de você automatizar alguns aspectos do seu negócio.
6. Simplifique o maior número de processos possíveis
Olhe para os processos repetitivos em seu negócio, e veja onde você pode melhorar a eficiência.
Por exemplo, você pode interagir com dezenas de clientes todos os dias, respondendo às suas perguntas. Uma das maneiras mais comuns de agilizar o atendimento ao cliente é ter respostas preparadas que você pode facilmente usar para as perguntas mais comuns que você recebe.
Outras ideias podem incluir: a) Redução de reuniões durante o dia; b) Checar os e-mails apenas uma ou duas vezes no dia em horários pré-definidos; c) Consolidando os softwares que usa em seu negócio; e o ainda, d) Encurtar sua lista de afazeres.
Procure as coisas que são redundantes, desnecessárias ou as que criam atrasos em seu negócio, e começar a elimina-las.
O importante de tudo isso é você aproveitar o máximo do seu dia de maneira produtiva.