Ser o seu próprio chefe traz muitas promessas de independência, mas isso muitas vezes vem acompanhado de armadilhas legais e desafios financeiros únicos de um Micro e Pequeno Empreendedor.

Criar e estabelecer uma empresa como Empresário Individual ou Microempreendedor Individual é um processo relativamente fácil, mas o dia-a-dia operando esse negócio apresenta um conjunto de desafios. Você esta no comando de tudo, isso significa que todas as conquistas serão suas, mas o mesmo se aplica para os riscos e fracassos.

Vamos dar uma olhada em 3 dos maiores desafios em operar um negócio como Empresário Individual ou Microempreendedor Individual.

 

1. Dificuldade Para Levantar Capital e Estabelecer Créditos

Capacidade de financiamento é um fator vital para a micro e pequena empresa, e apresentar um bom histórico financeiro é a chave para o estabelecimento de crédito da empresa.

Para conquistar mais credibilidade no mercado é extremamente importante que o micro e pequeno empresário mantenha sua empresa devidamente registrada nos órgãos governamentais – com CNPJ, Alvará de funcionamento, Licenças e outros.  Também é de suma importância que abra uma conta bancária exclusiva para a pessoa jurídica, dessa forma as finanças do empreendedor não se misturam com as da empresa.

Ainda assim, o empreendedor irá se deparar com algumas dificuldades para obter crédito e/ou capital. Os investidores são menos propensos a investir em empresas com um único dono, devido a falta de proteção legal sobre os ativos.  Além disso, do ponto de vista dos bancos e fornecedores a Empresa Individual apresenta mais riscos do que uma Limitada pois se o empresário morre ou fica incapaz, a empresa também morre e fica incapaz.

 

2. Legalmente Vulnerável

Aos olhos da Lei, uma Empresa Limitada ou Sociedade Anônima é uma entidade totalmente diferente das pessoas que compõem o quadro de sócios. Se a empresa for processada, os reclamantes somente poderão ir atrás dos ativos da própria empresa.

Sendo um Microempreendedor ou Empresário Individual não há distinção entre a empresa e o empresário, para efeitos legais. Se você se deparar com problemas legais ou acumular dividas que não possa quitar, você é pessoalmente responsável.

Na pior das hipóteses, se o seu negócio falir ou se endividar completamente você estará colocando sob risco seus bens pessoais, tais como; veículos ou até mesmo sua residência.

Para proteger o empresário individual de alguns desses riscos, existem seguros com coberturas especificas dependendo do ramo de atuação, os quais lhe ajudarão a eliminar ou minimizar possíveis prejuízos devido a operação do seu negócio.

 

3. É Tudo Contigo

Embora seja bom o fato de não ter um chefe para prestar contas, nem colegas de trabalho para lidar no dia a dia, tão pouco empregados para se preocupar, eles lhe proporcionam alguns benefícios que você constrói através desse sistema de suporte interno.

Geralmente seu chefe quer que você tenha sucesso, pois isso reflete muito na forma que outros veem ele dentro da empresa. Seus colegas de trabalho, mesmo os mais irritantes, compartilham a carga de trabalho, oferecem uma competição e ao mesmo tempo parceria. Ter funcionários demanda muita responsabilidade, porém, gerenciar uma equipe força a desenvolver suas habilidades de liderança e lhe possibilita dividir tarefas mais árduas para que você possa focar na construção e crescimento da sua empresa.

Optando em ser um Empresário Individual muitas vezes estará sozinho. Marketing, financeiro, suporte ao cliente, desenvolvimento de produto, e demais áreas de sua empresa – estão todas sob sua responsabilidade. Amigos e familiares talvez lhe darão suporte emocional, mentores lhe darão conselhos e encorajamento, mas no fim do dia você é um mecânico solitário responsável por uma máquina complexa.

Desenvolver um modelo de negócio em que você possa delegar mais e focar no que realmente importa para o seu negócio, será a chave para o sucesso de sua empresa. 

Destacamos algumas dicas valiosas nesse sentido em nosso artigo: 6 Dicas para Trabalhar Menos mas Obter Mais Resultado

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário \o/

 

Curta e Siga nossa página:
RSS
Siga Email
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
LinkedIn
RSS
Siga Email
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
LinkedIn