abrir negócio próprioSe você esta considerando comprar ou iniciar um Pequeno Negócio, não há melhor momento do que o atual. De acordo com especialistas do Business Insider, muitas oportunidades estão aparecendo durante o período de crise no Brasil. Muitas empresas estão fechando as portas e repassando seus negócios por preços muito atrativos – e a perspectiva para o próximo ano já começou a melhorar.

 

Por outro lado, ter seu negócio próprio é uma grande decisão e você provavelmente irá se sentir sobrecarregado com tantas opções disponíveis no mercado. Antes de se comprometer e comprar um negócio, é prudente obter um entendimento quanto ao tipo de negócio certo para você.

 

Destacamos cinco passos importantes para lhe ajudar nessa decisão:

1. Explore seus interesses pessoais e estilo de vida – Você é fã de esportes? Você adora animais? Este é um bom momento para avaliar o que você realmente adora. Se você é fanático por fitness, então deveria considerar algum negócio nessa área – clube de alimentos saudáveis ou um estúdio de yoga por exemplo. Se você adora jardinagem, por exemplo, considere negócios como paisagismo ou floricultura.

Empreendedores de sucesso estão sempre imersos em seus negócios por longas horas, então é extremamente aconselhável escolher algo que realmente lhe de prazer – algo que você é realmente apaixonado.

 

2. Considere suas habilidades e talentos – Esse é um fator muito importante quando pensar em abrir um negócio próprio. Você deve ter algum tipo de experiência profissional ou conhecimentos nessa indústria. Se você nunca trabalhou no ramo de alimentação antes, talvez não tenha a experiência necessária para ser uma dona de restaurante de sucesso. Ainda que você tenha uma certa paixão por algum ramo especifico, é prudente que você obtenha alguma experiência primeiro. Se você ama comida gourmet, talvez considere trabalhar part-time em algum restaurante ou algo nessa área para obter mais experiência.

 

3. Avalie a sua situação financeira – Dependendo do tipo de negócio que você escolher, terá que investir um capital. Alguns negócios, como Consultoria financeira, por exemplo, podem ser realizados a partir de sua casa (home office) e requerer um investimento mínimo. Por outro lado, uma fabrica ou revenda de produtos, que dependa de máquinas e estoques, talvez requeira um alto investimento. Existem diferentes formas para financiar a compra de equipamentos, estoques ou até mesmo do seu novo negócio. Você pode consultar o Sebrae de sua cidade, ou o gerente do seu banco para lhe auxiliar na identificação da melhor opção para o seu novo negócio.

 

4. Pesquise – Antes de sair correndo todo empolgado em ter seu próprio negócio, check alguns dados e fatos sobre seu ramo/indústria.

– Existe alguma demanda eminente para o seu produto ou serviço?

– É um produto com altas margens e você pode aproveitar esse fator para expandir seu negócio?

– Qual é o potencial de curto e longo prazo para o seu produto ou serviço?

– É uma indústria que esta crescendo?

– Adicionalmente, considere sua área geográfica e determine se há espaço para seu negocio competir no mercado e crescer.

 

5. Pense no futuro – Tomar a direção de uma empresa já estabelecida no mercado é muito mais do que simplesmente manter as portar abertas. Lembre-se, Gerenciar corretamente seu negócio é um fator determinante para seu sucesso ou fracasso.

Considere o que terá que modificar ou melhorar no negócio que esta comprando. Pense no potencial a ser explorado, o que você pode fazer para adicionar valor, diversificar e crescer de uma forma melhor e sustentável. Comece a desenvolver um Plano de Negócio preliminar para os próximos seis meses, e depois para os próximos dez anos.

 

micro empreendedorApós tomar a decisão do tipo de negócio que ira iniciar ou comprar, você deve iniciar suas pesquisas e analises. Hoje a internet disponibiliza inúmeros sites com ofertas de franquias, lojas, etc. Porém, é sempre recomendado consultar um especialista antes de fechar qualquer negócio – consulte algum consultor empresarial ou até mesmo seu contador poderá lhe ajudar no processo.

 

Existe muito a aprender sobre comprar um negócio, saber quais são as perguntas certas a se fazer ao vendedor, negociar os termos do acordo de compra e venda, e preparar uma due diligence (processo que identifica se existem pendencias em nome da empresa – sejam elas comerciais, tributarias, ou trabalhistas – riscos de processo judiciais, e outros).

Esse artigo foi útil para você? Curta através do link e compartilhe nas redes sociais \0/

Curta e Siga nossa página:
RSS
Siga Email
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
LinkedIn
RSS
Siga Email
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
LinkedIn